quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

... parte 5

hoje acabei por ter algum tempo, especialmente porque chove e não fui à piscina por estar constipado, a ver se digo mais qualquer coisa...

vou começar pelos putos, e o seu pretoguês... é no mínimo horrível a maior parte das vezes não percebo quando falam entre eles porque falam em dialecto, mas mesmo quando falam em português não se percebe nada. eu farto-me de gozar com eles e digo sempre, vamos falar em língua nacional ok? eles não dizem que falam em português é língua nacional...

mas isto não teria grande problema não fosse a maior parte das vezes nas aulas do inglês eles não saberem minimamente as palavras portuguesas que uso o que querem dizer... tem sido complicado, tenho-os metido a ler 3 textos que arranjei num livro para eles irem melhorando mas talvez não sejam os mais adequados para a realidade daqui... vou sacar agora da net a letra do "we are the world" do michael jackson acho eu, porque eles são todos fãs dele...

são fãs ao ponto de acharem que me vão ensinar a dançar uma das músicas dele... tem sido a comédia eles a tentarem, e eu especialmente... já lhes tentei explicar que este branco não tem "os moves"...


bem continuando e indo falar um bocado de marracuene ainda e o crescimento de maputo.

maputo tem crescido imenso, obviamente tudo desordenado e sem qualquer condições como é mais ou menos normal e espectável... se nem em portugal temos ordenamento decente eles aqui também não têm.
mas teoricamente o governo deles anda a distribuir parcelas de terrenos nos arredores de maputo, assim a 50 ou 60km para ver se leva o pessoal a fugir um bocado do caos do centro da cidade.
depois o caos é para entrar na cidade com o transito, de marracuene a maputo que são uns 30 kms, são 2 horas de machimbombo.

como estava a dizer eles estão a distribuir parcelas ao pessoal que se candidatar, parcelas de 800m2... nada mau, se fosse de cá quem sabe :P

moçambique em si não tem muitas cidades, as que tem é tudo no litoral, as maiores é maputo e beira. de resto é uma imensidão de espaço para aproveitar... faz-me lembrar aquelas imagens de safaris que se vê com aquelas árvores meio secas, mas o terreno não é totalmente seco... só faltam as girafas na paisagem...

indo de novo a marracuene, hoje estou meio desconexo no raciocínio, isto faz-me lembrar um bocado vila franca de xira... obviamente não tem cidade, é uma vila com umas 20 casas e o resto é bairros de barracas à volta, mas muito poucas barracas...

faz-me lembrar vila franca por causa da distância a maputo e a distância de vila franca a lisboa, e o facto de ter o rio mesmo ao lado, a todo o lado. é uma imagem bem bonita por acaso.

continuo é sem ainda ter ido à praia, mas já fui ao outro lado do rio... e é mesmo outro mundo.

talvez por isto ser hemisfério sul, só por curiosidade é a 1ª vez que venho ao hemisfério sul e a primeira vez que vi o oceano indico, por isso check and check.

mas como dizia, isto é hemisfério sul, e talvez por isso, as cenas são ao contrário... aqui a margem sul é claramente a parte mais rica da vila, que é o lado onde eu estou, passa-se o rio, de barco que não tem outra maneira, nos arredores não há qualquer ponte, ao contrário de vila franca, e a margem norte é o deserto... não há energia sequer. os habitantes de lá têm um bocado de culpa porque não querem uma ponte pois têm medo dos roubos de gado que iam acontecer dizem eles se houvesse ponte.

fazendo um pequeno apanhado, maputo fica numa espécie de baia, tendo 2 rios a desaguar lá, não sei o nome agora dos rios.
portanto a sul existe um que desagua e depois a norte temos o outro que é o que passa aqui em marracuene e vai desaguar um pouco a cima de maputo depois duma coisa chamada costa do sul que é a 24 julho / marginal cá do sitio a caminho de cascais :P

portanto atravessando o rio para norte, estamos no outro lado do rio e o outro lado do mundo. foi a primeira vez que vi aquelas casas mesmo de palha à lá filme.

peixe a secar nos estendais, pessoal pé descalço e a olhar pros carros como quem olha para uma nave ou um avião...

fui lá a primeira vez porque um dos padres ia dar uma missa lá a uma comunidade e eu pedi para ir com ele, tive de acordar bué cedo, tipo, às 6.30... são quase 1h de caminho ou mais.

anda-se mesmo um bocado e a estrada não é grande coisa é um cenário assim quase à rali mas divertido.

depois chegamos ao sitio, do qual não tenho mesmo imagens por agora, mas vou lá voltar nem que seja para tirar umas fotos.

chegando lá, 1º o sino a tocar, é uma lata pendurada numa árvore e o gajo bate-lhe com um pau.

depois começa a missa, não foi logo mas adiante, devo confessar que já não vou à igreja quase nunca, quando era miúdo ia às vezes, entretanto deixou de fazer sentido para mim, mas pronto estando aqui e sendo isto uma organização católica o mínimo a fazer é respeitar.

a missa começa e surpresa minha, não é em português, porque eles não falam português, como ia comprovar depois.

começa a missa e crianças e mulheres para um lado sentadas no chão sobre umas esteiras e homens, e eu, para outro sentar num banco... nice descriminação socialmente aceite, mais um check para a lista.

depois estava um grupo razoável de miúdos na missa, deviam estar umas 40 pessoas lá dentro, talvez uns 6 homens, 10 ou 11 mulheres o resto crianças.

epa e a missa é algo completamente diferente, para além de terem músicas mesmo com tambores e isso, à pessoal que se levanta, umas velhotas e um velhote, a meio da missa e vai fazer uma espécie de danças de chuva lá para o fundo da capelita... no meio das músicas que eles cantam... só visto mesmo.

estava a dizer, os miúdos, estavam quase todos a olhar para mim obviamente, este branco está perdido, e havia 2 ou 3 especialmente que olhavam e riam-se e desviavam o olhar, passei a missa quase toda a fazer essa espécie de jogo com eles, especialmente com 3 deles, o pedro um rapazito com 11 anos, que parecia-me a mim ter muito menos, talvez uns 7 ou 8, sou péssimo a avaliar idades, e duas miúdas mais pequenas, a adelaide e outra que não me disse o nome.
o meu objectivo era ver se conseguia meter os putos todos a sorrir-me só de olhar para eles e rir, tive uns 80% de aceitação :D

outro dos pormenores culturais engraçados, é os putos que andam ás cavalitas das mães e irmãos embrulhados nos trapos, que acho que se chamam capulanas.

é um meio de transporte engraçado e eles transportam assim tudo embrulhado às costas naquela espécie de lençol, mas é um bocado custoso ver umas crianças de 4 ou 5 anos a transportarem outras assim... e vêm-se mesmo muitos. aqui é mesmo filhos aos pontapés, 5 ou 6 para cada mulher... o pai não interessa qual é...

bem indo ao pedro, consegui falar um bocado com ele no fim da missa, dizia ele, a muito custo, porque nem percebeu a pergunta, que andava no 5º ano e tinha passado. como é que ele passou sem sequer entender o que eu digo, tendo que português é uma disciplina obrigatória não se sabe, mas siga.

falei com ele muito a custo consegui saber que se chamava pedro e tinha 11 anos, consegui também que me disse-se o nome da mais pequenina que era a adelaide, mas foi a amiga dela que me respondeu, só que depois fugiu a rir-se e não disse mais nada. o pedro no fim da missa e quando me estava a ir embora disse-me assim meio de fugida... "então até pro ano"... que nos meus ouvidos foi assim algo quase explosivo... fiquei um bocado emocionado mas nem sei explicar porquê, só que é complicado de explicar mesmo, mas ver aquela gente sem nada que a troco de nada estão disposto a trocar o maior dos sorrisos... adiante...

antes que me esqueça a adelaide tinha vestido um vestido daqueles que parece uma boneca princesas ou de carnaval de princesa... cor de rosa.

bem indo de volta para casa depois da missa, como costume local demos boleia a umas 3 ou 4 pessoas que iam para outra povoação, que na verdade deixamos assim um bocado no meio do nada, mas eram dali de perto.

quando deixamos essas pessoas, apareceram assim um grupo de miúdos a correr, a pedir boleia, falavam o dialecto por isso não os percebi muito bem, mas dava para ver que eles queriam vir a algum lado.

o padre falou com eles e com uma das mulheres que deixamos e ela disse para não os levarmos, eles não sabiam para onde queriam ir, depois disseram que só queriam ir para andar de carro... havia uns quantos que nunca tinham andado e só queriam mesmo andar. o padre disse que outro dia os levava, eu por mim obviamente tinha dado, mas compreendo a coisa e ele estava um bocado com pressa.

já me aconteceu o mesmo numa das voltas aqui de bicicleta pelas redondezas, miudinhos de 6 ou 7 anos que só queriam dar uma volta também... e lá vão todos contentes sentados no quadro da bicicleta por uns 2 ou 3 minutos.

à ida para a missa ainda, e voltando um bocado atrás, encontramos no meio da estrada, mesmo no meio, apesar da estrada não ser mais que um caminho de terra batida onde se anda devagar, um homenzinho sem pernas todo contente por nos ver.

o padre fez-me um recap rápido do porquê, então parece que o padre anterior que se tinha ido embora no dia antes para italia, depois de ter estado cá 9 anos, costuma levar-lhe farinha para dar aquele homem. ele era um jogador de futebol, jogava na 1ª divisão cá de moçambique e tudo, mas na guerra, perdeu as duas pernas. a guerra, e não sabia isto obviamente, passou-se sobretudo aqui nesta zona de marracuene, pois era a quase entrada para maputo pelo norte.

também foi uma coisa assim custosa de ver... o homem vive ali num bocado de chão com plástico no meio do nada...

bem mudando para algo mais engraçado...

fama show, ou o idolos cá do sitio...

tem sido a minha diversão de sábado à noite mais os miudos, eles vêm e eu vejo também.

o pessoal canta mal mas mal, mas todo o mundo se diverte, e tem mensagens a passar em rodapé de msgs que o pessoal manda tipo aqueles números do 3400...

para além dos erros de escrita dá para ver coisas lindas como os nomes e pessoas a enviarem mensagens para o marido, para o amante e para o filho do julio... isto tudo na mesma mensagem... muito à frente...

falando de telemóveis... uma das cenas what the fuck é que toda a gente tem telemóvel, qual portugal... prioridades obviamente...
o uso principal dos telemóveis é enviar pleases... que é os nossos call me, mas chamam-lhes pleases...

até naquela comunidade da missa no meio do nada, havia 3 pessoas que tinham telemóvel para falar com o padre a ver se vinha dar missa...

bem indo ao fama show, uma das cenas engraçadas, tem 2 gajas com nomes lindos, a grandiosa, de quem eu sou fã, e uma preta albina, que se chama argentina.

para além de cantar mal que doí, a argentina, apesar do juri amar a gaja... é a cena de ser albina... nunca tinha visto nenhum preto albino, alias albinos mesmo não devo ter visto mais de 2 ou 3, mas aqui há bués... mesmo mesmo muitos.

já vi uns 20 ou mais. é estranho o fenómeno...

outra das coisas que dá para ver assim a pontapé é mangas e mangueiras, a árvore das mangas.

nunca gostei de mangas, pois... aqui crescem em todo o lado e são tão mas tão boas... estou um fanático... como umas 2 ou 3 por dia. algumas mesmo acabadas de tirar das árvores :D e há mesmo árvores de manga em todo o lado.

é que são tão boas as mangas, e nada fibrosas como as que se compram nos supermercados, estou mesmo fã só de escrever está a dar-me vontade de ir apanhar uma e comer.

bem outra coisa das que me deixou mais emocionado quando me contaram a historia, e já fez algum tempo, foi na primeira vez que fui a casa da minha tia, mais o irmão responsável aqui do centro.

eles estavam a falar duns miudos, que vieram de mahotas, que é outro bairro dos arredores de maputo, onde a minha tia trabalhou durante anos e enviou aqui para o centro.

estavam a falar duma delas, que tal como estes 20 que aqui estão, os pais morreram de sida, a mãe pelo menos porque os pais alguns, como ela, não sabem sequer quem é o pai. ela tem cá 3 irmãos no centro e nenhum é do mesmo pai.

ok estavam a falar dela, e o facto dela e outros só terem ido para a escola quando chegaram ao centro, no caso dela com 14 anos...

mas chega ela com 14 anos, e esta foi a parte que me deixou assim meio... é o facto de ela não ter papeis de registo, ou seja não existe, ela e quase todos. teve de ir ser registada pelo irmão, e a questão que eu meti é, no caso dela sabiam o ano, os que não sabem, são registados com datas totalmente falsas, alguns até lhes tiram anos, para poderem entrar na escola devido aos problemas da idade.

no caso dela isso não aconteceu, mas o que me deixou um bocado emocionado, foi que sabiam o ano de nascimento dela, e o irmão chamou-a e disse-lhe que tinham da ir registar, ela não tem papeis porque não tem, a maior parte dos registos de nascimentos e isso desapareceu com a guerra. disse-lhe tinham da ir registar e sabiam o ano de nascimento dela.

o irmão virou-se para ela e disse, sabes o dia de anos, ela disse que não, então ele disse, olha estamos livres de "inventar" o dia que quiseres, não quero uma resposta agora, vai pensar bem e escolhe o dia que quiseres, dou alguma sugestão, o dia que chegaste aqui, o dia de anos da tua mãe, que sabiam, ou o dia da morte da tua mãe... eu a ouvir aquilo caiu-me tudo... pensar que é algo que tu sejas capaz de sugerir a uma criança, acabada de chegar a um sitio onde só conhece os meio irmãos, completamente sozinha. e mais wtf fico porque ela escolheu o dia que a mãe morreu, porque diz que é o dia que começou tudo de novo e é a ultima lembrança que tinha da mãe. é daquelas coisas que não se pensa muitas vezes mas se fica assim sem resposta...

bem numa nota de despedida assim mais positiva, nenhum dos putos daqui tem sida, não se sabe porquê mas não têm, no entanto o irmão diz que se um dia chegar um que tenha os aceita sem problemas, eles fazem-lhes os testes quando chegam mas não lhes dizem bem o que vão fazer, é só para controlo mesmo, há chegada dos miúdos pode acontecer bem terem.

bem por hoje já chega que tenho de ir apanhar a roupa antes que se molhe toda :P



1 comentário: