quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

... parte 4

segunda 7 de dezembro de 2009.

tenho andado um bocado com pouca vontade de escrever porque dá demasiado trabalho e está demasiado calor.

eu explico a parte do dar demasiado trabalho que tem também a ver com o pequeno "milagre" do ipod não funcionar.

a parte do calor fala por si.

depois de frio e chuva na primeira semana, tem estado um tempo bué inconstante.

fica muito calor, e no dias que não há completamente vento nenhum vem sempre uma grande chuvada à noite e uma ventania desgraçada.
com grandes trovoadas e tudo mas sempre com calor. já deixou de haver frio. só está ou sol, ou tempo meio encoberto ou a chover mas sempre com calor.
é um tempo um bocado estranho.

este tempo, ou pelo menos a chuva, causa com que aqui seja raro o dia que não falha a energia.

se começa a chover ou um pouco mais de vento ou tempo encoberto a energia vai faltar.

nos primeiros dias o meu ipod deixou de funcionar e eu achei muito estranho mas passado 2 dias voltou a funcionar...
tudo normal portanto... tinha deixado de aceitar corrente a passou de novo a aceitar.

acontece que passado uns dias voltou a deixar de dar, e o meu computador também não funcionava...
estranho, porque havia energia no quarto... e na casa de banho também, apesar da água às vezes no banho estar fria.

achei estranho ser sempre depois de faltar a luz que isto acontecia, ou pelo menos achava eu que era depois de faltar a luz...
falei com o irmão e fui ao quadro de eletricidade ver e de facto as tomadas do meu quarto estavam num dijuntor qualquer que sempre que faltava a luz disparava e não voltava a cima.

achava eu que era quando faltava a luz porque nos outros dias comprovei que era quando lhe apetece e de momento deixou de todo de funcionar... por isso passei a só ter luz no quarto, as tomadas só funcionam no quarto ou lado, por isso para usar o pc, carregar o telemovel ou o ipod tenho de vir aqui...
daí ter pouca paciência para grandes escritas.

bem indo ao que interessa...

os ultimos tempos têm sido demais... completamente diferente isto aqui.

para além do inglês que lá continua de manhã todos os dias com os meus 6 putos, agora às 2ª, 4ª e 6ª os miudos do centro, ou 15 deles, vão à cidade ter natação porque não sabem nadar...
e para além do espetaculo à parte que é ir de transportes "publicos" à cidade, vê-los a aprender a nadar é assim qualquer coisa completamente surreal... confirma-se que preto não sabe nadar yo...

a imagem deles a aprender a nadar... impagavel... chegando lá, o professor que ia dar as aulas, perguntou quem não sabia nadar...

dos 14 que lá estavam naquele dia, 3 disseram que não sabiam nadar o resto, sei sei...

depois perguntou quem é que sabia nadar 4 ou 5 a medo lá disseram que sim.

então ele disse para irem para dentro de água nadar só para fazer um testezinho para ele ver...

os 2 primeiros nadavam mal, mas pronto "servia" pro que era... iam ter uma aula normal daquelas de iniciação.

tenho acabado por nadar eu com eles assim numas aulas mais livres.

depois destes 2 foi a vez de ver o espetáculo dos outros... só mesmo vendo, a violência com que espancavam, pontapeiam e esmurram a água... a quantidade de espuma gerada... lindo.

o pânico e força com que fazem todos aqueles movimentos... lá depois de 2 fazerem o teste, o 3º que é o gajo mais velho, amanda-se de cima da piscina para dentro de água para ir fazer o teste, mesmo para cima dum dos outros que fazia o teste, nadam um contra o outro numa violência que dá assim o choque mais caricato que já vi dentro de água...
o professor e o resto da gente toda a rir, lá os mandou parar e chegava de "testes" iam todos ter uma aula igual de quem não sabe mesmo nadar.

para além de andar na piscina tenho andado a dar umas voltas por maputo, e andar ali só com os miudos é espetacular... ser o único branco nos transportes publicos também é assim qualquer coisa, claro que eu acho piada porque não tenho de o fazer por obrigação, mas é assim no mínimo divertido...

para além das idas à cidade à mais uma data de coisas para contar que não dá muito bem para explicar por palavras... como o ir às terrinhas mais afastadas da cidade.

ando a planear uma ida ao kruguer park na africa do sul e uma ida também mais para o norte de moçambique, tenho saudades do meu carro, estar aqui sem transporte próprio é chato.

aqui por estes lados não se vê nada ou quase nada alusivo ao natal, por aí deve estar o pandemonio instalado já, como normalmente.

estou a ver se tenho tempo para meter algumas fotos.

para além disso ver se tenho tempo para falar do problema das idades deles e o facto da maior parte nem saber quando nasceu... se souberem o ano já não é mau.

já vi finalmente algumas camisolas do sporting, o porto continua a dominar no entanto, também vi do benfica mas só 2.

o gajo que dizem que vai para o sporting ninguém ouviu falar dele, alias quando perguntei por ele perguntaram-me em ar de brincadeira se o sporting estava sem dinheiro para vir comprar moçambicanos :P

outra das coisas é a sida que é assim algo que não está com nada. daqui a uns anos deve chegar aos 50% da população, agora os números oficiais dos censos de 2007 apontam para 30%

vou tentar ver se escrevo mais qualquer coisa mas por agora é isto...

beijinhos e abraços.



Sem comentários:

Enviar um comentário