segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

... parte 8(?)

alo, começo pelo inicio.

estou vivo, não ando a escrever porque não ando com muita vontade, escrever tinha sido giro mas acho que a partir de meio passou a vontade, aumentava as saudades e parecia-me perda de tempo.

agora estou a começar a minha ultima semanita aqui, tenho montes de coisas que provavelmente nem me vou conseguir lembrar de escrever todas, mas no geral tem sido bom.

alias tenho adorado.

confesso que acho que podia ter sido mais util se tivesse vindo num voluntariado melhor programado, talvez também pudesse ter sido mais pro-activo, talvez não sei, e sinceramente também não estou preocupado, porque eu tenho mostrado disponibilidade para ajudar sempre mais, e acho que no fim o que mais vai ficar tanto em mim como nos miudos aqui é a companhia e os estimulos que lhes possa dar e dou.

fazendo um recap rápido, desde janeiro quando começaram as aulas que tenho estado a ajudar no apoio aos estudos e ajudar o alberto a tentar ganhar alguns conceitos de programação e a brincar com o java, algo que tem sido mais dificil do que eu pensava.

durante a manhã são as crianças da 1ª à 5ª que têm apoio, porque têm aulas à tarde, no apoio o que se faz? basicamente ajudar com os trabalhos de casa e seguir das duvidas daí. o português dos miudos que chegam cá da primeira vez é miseravel e começando daí é só trabalho, seja para conseguir que eles leiam as coisas, entendam e por fim tentar fazê-los desenvolver um bocado mais do que só copiar o que vem no livro, livro que estes têm mas as turmas a partir do 8º os alunos não têm livro, o que é um pouco estranho.

portanto durante a tarde são as turmas da 6ª à 10ª que têm o apoio e é mais do mesmo.

sinceramente às vezes dou por mim a pensar como podem estes miudos passar de ano quando não sabem nada de nada, a falta de estimulos é gritante, e mesmo assim vê-se uma diferença dos miudos que já cá andem no centro à 2 ou 3 anos para os acabados de chegar, mas mesmo os acabados de chegar têm uma dificuldade de intrepretação de perguntas e textos, para não falar da matemática e coisas do género.

a matemática deve ser mesmo um mal geral do mundo, mas aqui vê-se coisas lindas, não vou falar por exemplo do quanto o alberto me consome a paciência a tentar fazer exercicios simples de programação como médias, divisões conversões e coisas do género, mas mesmo indo na rua e a um supermercado se percebe coisas lindas.

entra-se numa loja e vê-se os preços dos packs 10, exemplo pack 10 maços de cigarros por exemplo custa 3700 meticais, 1 maço custa 350 por exemplo... e não é feito com maldade é mesmo eles nem descorrerem que não tem qq vantagem comprar packs. quem fala de cigarros, vai desde latas de atum, pacotes de leite etc.

outro exemplo que se vê montes de vezes é, as recargas dos telemoveis, que aqui são compradas na rua, compra-se uma cena chamada um giro que pagas 100 meticais por exemplo e ficas com 100 meticais de crédito e oferece 40 sms.

ora alguns sitios fazem descontos nos giros do género

giro de 50 custa 49
giro de 100 custa 95
giro de 200 custa 195...

se fores aos gajos dizer que queres 2 giros de 100 os gajos dizem-te então leva antes um de 200 e depois lá tens tu de explicar, que 2 x 95 != 1 x 195... diferente e menor... isto acontece em quase tudo o que é promoções e coisas que tenho visto.

bem tirando a semana que tem sido a trabalhar tenho andado a passear também o mais que posso, já fui ao kruguer, já fui passar umas noites a maputo cidade para ver outro tipo de ambiente e também voltei a dar uma ida ao norte de moçambique onde aproveitei para tirar o meu curso de open water de mergulho :P

tenho também conhecido alguns portuguas e não só que andam por aqui, uns no inov contacto, outros a trabalhar e outros malta que anda a passear e fazer uns voluntariados. a isto tenho muito de agradecer uma amiga do meu primo que trabalha cá e foi altamente porque até me convidou para ir passar uns dias à casa dela em maputo e também a uma voluntária do porto que anda por cá num projecto de voluntariado da congregação da minha tia que me tem dado umas dicas e umas ideias muito altamente.

confesso que tenho um bocado de vontade de prolongar a minha estadia por cá, mas também tenho alguma vontade de ir para casa...

e pronto não falta assim tanto tempo são só 6 dias...

miguelito, ou como os putos daqui me chamam: micas, over and out...

ps: entretanto também já sei uma lista bem engraçada de palavras em ronga :D
quero ver se faço uma lista antes de me ir embora pq sei dizer mas não sei escrever e mesmo o dizer se perguntar a mesma palavra a 2 deles vão-me dizer duas maneiras diferentes de pronunciar.

1 comentário:

  1. Curso de mergulho?? Mais um que se junta ao grupo dos aficionados do mergulho! Como são os sites por aí?

    (Re)comecei a ler o teu blog agora. E vim logo ao final! Independentemente da ONG ser organizada ou não, acho que o que os miudos se vão recordar foi de tudo o que transmitiste, fosse aulas ou não. Quando se tem muito pouco, todos os estímulos são "abençoados", e o interesse é muito. Não como os nossos meninos apaparicados, que tudo é uma grande seca...

    Anyway, grande experiência!

    ResponderEliminar